quinta-feira, 31 de outubro de 2013

‘Pedalada’ noturna encerra campanha Outubro Rosa




Uma “pedalada” noturna encerrou, na noite desta quarta-feira, 30 de outubro, a campanha Outubro Rosa 2013. O evento foi realizado pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), em parceria com o grupo Pedala Manaus.
A concentração aconteceu no chafariz Dança das Águas, na Ponta Negra, zona oeste de Manaus, e percorreu oito quilômetros, até o Dulcila’s Festas e Convenções, retornando ao calçadão da praia. A campanha também contou com o incentivo da primeira-dama do Estado e presidente do Fundo de Promoção Social, Nejmi Aziz.
De acordo com o diretor-presidente da FCecon, Edson de Oliveira Andrade, os resultados da campanha foram satisfatórios. “Essa campanha foi um total sucesso por vários motivos. Conseguimos nosso objetivo que era conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mana e também do câncer de colo uterino e passar uma mensagem de esperança para as mulheres”, destacou. Ele ressaltou ainda que a ida ao médico e a realização de exames preventivos podem, no futuro, fazer com que os casos de câncer de colo do útero não existam mais.

CEM MIL PESSOAS NA CAMPANHA

A coordenadora estadual de Atenção Oncológica, Marília Muniz, informou que, aproximadamente cem mil pessoas tenham sido atingidas diretamente durante a campanha, durante as palestras em escolas e igrejas. A campanha também foi realizada em 32 municípios do interior do Estado.


Uma série de atividades foram desenvolvidas durante todo o mês de outubro em alusão ao movimento, como palestras em escolas e presídios, distribuição de material informativo em pontos distintos da cidade e até um “rapel rosa”, atividade realizada em parceria com o grupo Arte do Mato, no último dia 20, na Ponte Leonardo Malcher, localizada na rua Major Gabriel.
 
TEMA ESCOLHIDO PARA 2013

Coordenada no Amazonas pela FCecon e, no Brasil, pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), a campanha teve como tema, em 2013, “O tempo corre contra o câncer de colo de útero e da mama”. Municípios amazonenses e instituições da capital aderiram ao movimento, inserindo em sua decoração o laço rosa, que simboliza a luta contra a doença. Entre os colaboradores para o sucesso da ação, estiveram órgãos vinculados ao Governo do Amazonas e à Prefeitura de Manaus.

A campanha, criada em 1997, nos Estados Unidos, teve início, este ano, no Amazonas, no dia 1º, também na Ponta Negra, um dos principais cartões postais da capital manauense. O movimento Outubro Rosa consiste em iluminar ou caracterizar com a cor rosa espaços públicos e privados, de modo a chamar a atenção para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. No Amazonas, também foi inserido ao tema o câncer de colo uterino, seus fatores de risco e como se prevenir, tendo em vista a alta incidência da doença no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário