quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Secretaria de Segurança Pública promove simulado de segurança para a Copa do Mundo de 2014



A Secretária de Estado de Segurança Pública (SSP) realizou, por meio da Comissão de Segurança Integrada para Grandes Eventos (CSIGE), o 3º Exercício Simulado para a Copa do Mundo 2014 em Manaus. O objetivo da ação, coordenada pelo Corpo de Bombeiros, foi testar a capacidade das forças de segurança do Estado diante de uma ocorrência envolvendo incidente com produtos químicos, incêndio e explosão, além de mortos e feridos resultantes de tumulto em ônibus coletivo com turistas estrangeiros.

O treinamento foi realizado em um posto de gasolina, localizado na avenida Torquato Tapajós e simulou a colisão entre um ônibus de cerca de 20 torcedores estrangeiros e um caminhão de produto inflamável, após uma briga entre torcedores das seleções da Argentina e Inglaterra, que seguiam para um jogo entre as duas equipes na Arena da Amazônia.

Na primeira fase do simulado, homens do Corpo de Bombeiros prestaram atendimento aos feridos, que foram encaminhados para um local próximo e receberam os primeiros-socorros, além de isolarem a área e evitarem possíveis explosões dos veículos envolvidos. Logo após o acidente, o trânsito foi interditado no local pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans), com auxílio da Polícia Militar.

Em uma segunda fase do treinamento, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) entrou em ação para prestar apoio aos feridos. Policiais militares do Ronda no Bairro também participaram da ação auxiliando na detenção dos envolvidos no tumulto. Prestaram apoio ainda a Defesa Civil do Município, o Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar do Amazonas (Graer), Polícia Civil e a Unidade Gestora da Copa (UGP-Copa), que atuou na perícia do acidente e identificação das vítimas fatais.
 

Um ponto de observação do treinamento foi montado próximo ao local da ação, onde estava o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Antônio Dias, além de representantes de todos os órgãos participantes do simulado, que acompanhavam e coordenavam o atendimento dos feridos. No total, estiveram envolvidos no treinamento 271 pessoas dos diversos órgãos segurança do Estado e Município.

Participaram da ação 72 homens do Corpo de Bombeiros. De acordo com comandante-geral Antônio Dias, atualmente a corporação tem um efetivo de aproximadamente 500 homens, mas que, até o mundial, esse número deve chegar a mais de 900 bombeiros, já que cerca de 400 já foram chamados para assumir as vagas do último concurso.

 
Avaliação positiva 

- Antônio Dias destacou a necessidade da realização da simulação, para que todos os envolvidos estejam preparados, caso algo semelhante aconteça durante a realização da Copa do Mundo no ano que vem. Ele avaliou a ação, que durou cerca de uma hora e meia e já havia sido realizada pelas polícias Civis e Militares, como positiva. “A avaliação da ação foi positiva, e nós estamos nos preparando, adquirindo material, justamente para que estejamos preparados e estaremos prontos para fazer um bom atendimento”.


O coordenador do CSIGE, coronel Dan Câmara, que acompanhou a ação do Centro de Operações Integradas (Ciops), onde foi montado um centro de controle integrado, também avaliou a simulação como bem sucedida e informou que outras ações serão realizadas, com o objetivo de continuar preparando as forças de segurança. “Vamos realizar outras simulações, sem informar data e local, para que fiquem o mais perto da realidade, mas também vamos trabalhar com ações em eventos como o aniversário de Manaus, o Réveillon e o Carnaval”.

Para o coordenador da UGP-Copa, Miguel Capobiango afirmou que o evento serviu para que pudessem ser identificados possíveis riscos em situações semelhantes, auxiliando assim a atuação de todos os envolvidos e melhorando os protocolos de atendimento das instituições. Também estiveram presentes no Ciops o delegado-geral da Polícia Civil, Josué Rocha, e o chefe do Estado Maior da Polícia Militar, George Chaves.




Nenhum comentário:

Postar um comentário