segunda-feira, 29 de julho de 2013

SEJUS ATENDE EGRESSOS DO SISTEMA PRISIONAL EM AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO SOCIAL

Muitas pessoas foram atendidas no PAC
Em busca da reintegração na sociedade e no mercado de trabalho, egressos do sistema prisional, detentos do semiaberto e do aberto e familiares, procuraram na manhã de sábado, 27 de julho, o Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) São José, na zona leste de Manaus, para a retirada de documentos. A ação foi promovida pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), com apoio da Ouvidoria do Estado, especialmente para atender esse público. A dona de casa Maria Gracieme de Souza, 44, que há oito meses cumpre pena em regime semiaberto, foi uma das que procurou o serviço logo pela manhã. Graciema foi em busca da segunda via da carteira de identidade e do CPF. De acordo com ela, o objetivo da retirada de novos documentos é conseguir uma recolocação no mercado de trabalho quando concluir a sentença de dois anos e meio de prisão. A dona de casa destacou a importância desse tipo de ação e agradeceu a iniciativa. "Eu agradeço essa iniciativa, ao governo, por essa oportunidade. Tirar novos documentos vai ajudar muito na busca por um emprego, que não está fácil hoje em dia".
 

PRESO QUER EMPREGO ENQUANTO AGUARDA SENTENÇA

Silvandro busca emprego honesto por isso foi tirar documentos
 Aguardando em liberdade a decisão judicial sobre a sua sentença, Silvandro Correa também buscou o PAC para a retirada de todos os seus documentos, que havia perdido. Pai de cinco filhos, Silvandro, que já trabalhou como tatuador, afirmou que buscou o serviço por desejar conseguir um emprego com carteira assinada, o que poderia ajudar inclusive no seu julgamento. "Eu estou procurando me reinserir na sociedade e estou em busca de um emprego, estou sendo acompanhado por uma assistente social, para que o juiz veja que estou mudando e não me condene". Rosane de Souza, 50 anos, sempre trabalhou como empregada doméstica, mas nunca possuiu carteira de trabalho. Cumprindo pena em regime aberto há seis meses, Rosane decidiu tirar o documento por conta da mudança na legislação trabalhista.

QUINHENTOS ATEMNDIMENTOS EM UM DIA APENAS

 
Ultimo sábado de cada mês para atendimentos
De acordo com a gerente de Reintegração Social da Sejus, Jocilena Loureiro, cerca de 500 pessoas foram atendidas durante todo o sábado. A maior parte da demanda se deu na busca por carteiras de identidade. A gerente resaltou a importância social desse tipo de ação. "Além de um ato de cidadania, a atualização dos documentos também possibilita que condenados e familiares possam se inscrever em programas sociais como o Bolsa Família", destacou. A Sejus e a Ouvidoria firmaram, ainda, um termo de cooperação e assim como já acontece em todos os PACs da cidade com os serviços normalmente oferecidos, esse atendimento aos egressos do sistema prisional e familiares também será realizado no último sábado de cada mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário