terça-feira, 30 de julho de 2013

MÉDICOS PARAM DE NOVO E AMEAÇAM ENTRAR EM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO


Médicos estão dispostos a entrar em greve geral
Os médicos paralisaram atividades novamente nesta terça-feira (30) saindo do Pronto Socorro 28 de Agosto, localizado no bairro Adrianópolis, zona centro-sul, em direção ao Palácio Rio Branco, onde funciona a Prefeitura de Manaus. A primeira paralisação aconteceu dia 23 deste mês na Praça São Sebastião. Nesta quarta-feira (31) a categoria promete se manifestar também saindo da Maternidade Moura Tapajós até a sede do governo.
O presidente do  Sindicato dos Médicos do Amazonas (SIMEAM), Mário Viana, disse que a manifestação desta terça-feira reuniu cerca de mil pessoas. Participaram da greve além de médicos, estudantes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade do Estado do Amazonas  (UEA) e a Universidade particular Nilton Lins. Alguns profissionais estariam sendo impedidos de participar da greve e foi preciso fazer um documento referenciando a lei de greve, mandando para as secretarias e unidades de saúde.

SETOR JURÍDICO ACIONADO PARA EVITAR PERSEGUIÇÕES
 
Os manifestantes chegaram a parar o trânsito na avenida

Após a paralisação do dia 23 foi preciso acionar o setor jurídico para a elaboração do documento. “Chegou a notícia de que alguns médicos estavam sendo impedidos e então fizemos o documento, enviamos para as secretarias e unidades de saúde, além de colocar no nosso informativo eletrônico para que os médicos não se sentissem intimidados pelos gestores a não participar da greve. Isso é lamentável porque o país é democrático e o direito da greve é legítimo”, enfatizou.

CATEGORIA ESTÁ DISPOSTA E GARANTE QUE VAI LUTAR ATÉ O FIM

Presidente do Sime/Am, Mário Viana
O presidente do Seme/Am também afirma que após a greve do último dia 23 não houve a articulação necessária que precisamos. O representante da categoria também disse que não houve nenhuma articulação depois do dia 23 e que recebeu recebeu telefonema do governador Omar Aziz, onde disse que vai recebe uma comissão de médicos, possivelmente hoje, quarta-feira (31) na sede estadual ou na Sefaz. O Simeam informou ainda que entre os dias 8,9 e 10 acontecerá um encontro nacional em Brasília de entidades médicas onde será tomada uma decisão de uma paralisação a nível nacional. A greve segundo Mário, se ocorrer, será por tempo indeterminado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário