segunda-feira, 10 de junho de 2013

Transporte escolar deve ter cronotacógrafo, alerta campanha do Ipem-AM e Detran-AM

Presidente Márcio Brito na fiscalização

A partir de julho, os veículos de transporte escolarflagrados sem o cronotacógrafo poderão ser multados, alerta o presidente do Instituto de Pesos e Medidas doAmazonas (Ipem-AM), Márcio Brito. Na manhã desta segunda-feira, 10 de junho, o Governo do Amazonas, por meio do Ipem-AM e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), iniciou a campanha “Condução Segura” para conscientizar sobre a exigência do cronotacógrafo (equipamento que mede avelocidade, tempo e a distância percorrida pelo veículo).

Duas equipes, uma de fiscais do Detran-AM e outra do Ipem-AM, percorrem as principais escolas da capital alertando para a necessidade de instalação e certificação do cronotacógrafo nos veículos de condução escolar. A meta é, até o final deste mês, alcançar pelo menos três mil veículos credenciados pelo Manaustrans para este tipo de serviço.
Segundo o engenheiro e presidente do Ipem-AM, Márcio Brito, a campanha também atende uma demanda legal do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O órgão estipulou que os veículos de transporte coletivo (acima de 10 passageiros) e veículos cuja pesagem está acima de quatro toneladas utilizem o equipamento, considerado de segurança.

Caixa preta do veículo
 

Cronotacógrafo vai registrar tudo

“O cronotacógrafo é como se fosse a caixa preta do veículo. Além de exigir sua utilização, estamos cobrando o selo do Inmetro, que vai confirmar que as informações registradas pelo aparelho foram testadas e aprovadas pelo Ipem-AM”, disse Brito, ao destacar que após a orientação do condutor do veículo o mesmo terá a placa registrada pelo Ipem-AM.
“Nos casos dos veículos que ainda não possui oequipamento o condutor receberá um prazo para ainstalação. Nas situações que o veículo possua oequipamento mas não tenha o selo do Inmetro, o Ipem também dará um prazo de 48h para regularização”, explicou Brito.
O presidente do Ipem-AM informou, ainda, que a campanha de orientação está ocorrendo há pouco mais de um ano para os veículos de outras categorias. “Já fiscalizamos mais de quatro mil veículos na capital, entre coletivos, micro-ônibus e caminhões”, acrescentou.

Certificação vale 2 anos


Gerar segurança é o objetivo

Os equipamentos aprovados na aferição do Ipem-AM receberão um certificado válido por 24 meses. Em caso de reprovação, a empresa responsável pelo cronotacógrafo será notificada. Os proprietários do equipamento também deverão procurar o serviço de reparo e posto de ensaio do Ipem-AM para verificar se o instrumento atende às normas técnicas da portaria 201/2004. A multa para o motorista que estiver com a situação irregular pode variar de R$ 1.200 a R$ 150 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário