quarta-feira, 5 de junho de 2013

Policiais Civis desencadeiam ações em torno do Dia Mundial do Meio Ambiente

Delegada Izolda Couto - titular da DEMA

Os Policiais Civis da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (DEMA) vêm realizando desde o início da semana, em conjunto com o Batalhão Ambiental da Polícia Militar, diversas operações de combate ao crime ambiental. As ações são Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nessa quarta-feira (5),
A delegada Izolda Couto, Titular da DEMA, confirma que grande quantidade de carvão e madeira sem licença ambiental foi apreendida nas operações, que estão sendo realizadas na Região Metropolitana de Manaus.
O dia 5 de junho é um momento de intensificar as ações de combate ao crime ambiental e mostrar o resultado do trabalho para a sociedade. “Em dois dias foram feitos 11 registros de ocorrência. Estamos com parceria com o Batalhão Ambiental e também com vínculo direto com a Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa)”,  diz a Delegada.

Os inquéritos policiais registrados na delegacia são enviados no mesmo dia para a Vara do Meio Ambiente. A titular também confirma que a Dema está utilizando há um mês essa digitalização dos envios dos processos à Justiça e que em menos de uma semana o inquérito chega e é julgado, pois  o processo  é encaminhado no mesmo dia e já é marcada a data da audiência. A pessoa indiciada já sai da delegacia notificada e ciente da data que deve comparecer. Isso dá celeridade e transparência ao nosso trabalho..

DEMA ESTÁ ESTRUTURADA PARA ATENDER DEMANDA
 

Madeira apreendida em uma das ações da Dema

A DEMA está localizada em um novo endereço: rua São Francisco, bairro Coroado 3, na Zona Leste da capital, onde também funcionam a Delegacia Especializada em Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DEPRE) e o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO). A Especializada ganhou uma nova sede, com estrutura mais apropriada às demandas. A Dema também já atua em parceria com o DRCO e brevemente também estará atuando em parceria com o Departamento Especializado em Investigações Criminais (DEIC)”.

            A titular da Dema, Isolda Couto explica que a nova sede representa uma melhora no trabalho de combate ao crime ambiental. “Vamos desenvolver nossas investigações de maneira mais direcionada e aprofundada, fazendo parceria com os delegados que compõem o DEIC. Aumentamos assim o nosso efetivo”, relatou.

SDS PROMOVE CONFERÊNCIA E DEMA PARTICIPA

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) está promovendo desde o início da semana a 4ª Conferencia Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais do Amazonas, no Centro de Convenções do Studio 5, Zona Sul da capital. O evento trata do desenvolvimento da produção sustentável e da preservação ambiental no Estado e também faz parte das comemorações em torno dos 10 anos de criação da SDS. A Delegada Izolda Couto participará do encerramento do evento amanhã, às 10 horas, representando o Delegado Geral de Polícia Civil do Amazonas, Josué Rocha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário