domingo, 3 de março de 2013

A VOZ DOS BAIRROS: QUARTA ETAPA DO JORGE TEIXEIRA PEDE SOCORRO NA ZONA LESTE DE MANAUS




(Fotos - Almir Cardoso)

A quarta etapa do bairro Jorge Teixeira na Zona Leste de Manaus pede socorro da Prefeitura de Manaus porque o bairro onde residem mais de 10 mil famílias está realmente em estado de calamidade pública. As ruas estão esburacadas e não são buracos pequenos mas sim, imensas crateras cheias de lama dificultam muito o livre acesso de pessoas e veículos, principalmente agora no período das chuvas na capital do Estado. Mas o Jorge Teixeira 4, infelizmente, não tem apenas o problema das péssimas condições de pavimentação e urbanização, mas também, não tem um posto de saúde ou SPA adequados para tender os moradores. Precisando de tratamento eles sofrem mais ainda quando adoecem e o jeito é ir para outros bairros da Zona Leste, onde enfrentam filas gigantescas porque precisam dividir espaço de atendimento com moradores do João Paulo, Cidade Alta, Val Paraíso entre outros.

O terreno reivindicado para construção do Centro Social (Foto - Almir Cardoso)


Um grupo de membros da comunidade quer ver toda essa gente vivendo dias melhores e quem aos poucos está tomando a frente dessas reivindicações, são os moradores Francisco Eli Rocha e Carles Waldemar Coelho dos Santos. Eles começaram a reivindicar melhorias de saneamento básico, construção de postos de saúde, mais escolas e até a criação de Centro Social numa imensa área que está desabitada e ociosa na Rua 13 de outubro, entre outras necessidades mais urgentes. Uma parte desse terreno já foi doado pela Prefeitura para o Serviço Social do Comércio (Sesc) que construiu uma quadra poliesportiva contribui com um pouco do lazer dos moradores. A quadra corresponde apenas 30% da área reclamada pela comunidade para a construção do Centro Social e se possível um campo de futebol que a vontade de jovens e adultos.

CASA DE SAÚDE DA MULHER FOI DESATIVADA

Francsco Eli e Carles mostram janela depedrada (Foto - Almir Cardoso)

Corredor e salas do prédio estão em ruínas (Foto - Almir Cardoso)

Fracisco Eli mostra gurita destruída (Foto - Almir Cardoso)

 Segundo explicam os moradores, Francisco Eli e Carles Waldemar, o que realmente dá pena e angustia a todos, é quando se deparam com um imenso prédio que é patrimônio da Prefeitura de Manaus, possuindo para se ter uma ideia do descaso 21 salas. Ali já funcionou a Casa de Saúde da Mulher que também atendia até crianças e adolescentes, com médicos, enfermeiros e assistentes sociais cuidando das moradoras sem precisar sair do bairro. A realidade agora é outra e bastante cruel, dizem eles à reportagem, porque faz três anos que a Casa de Saúde da Mulher foi desativada e o prédio agora está todo depredado e sem qualquer utilidade. Quem entra no prédio onde antes todas as mulheres do Jorge Teixeira recebiam atendimento digno e cuidavam da saúde de forma respeitosa, agora só vê salas sem portas, janelas com vidros quebrados, instalações elétricas e hidráulicas destruídas, uma ruína enfim.

Prédio onde funcionou Casa da Saúde da Mulher (Foto - Almir Cardoso)


Morador Edilson Fernandes (Foto - Almir Cardoso)

Eronildes era bem atendida na Casa da Mulher (Foto - Almir Cardoso)

Se dependesse da vontade de Francisco Eli, de Carles e de toda a comunidade do Jorge Teixeira 4, o prédio que faz frente com a rua 7 de Setembro, seria reformado e no mínimo, seria reativado para passar a ser uma das unidades médicas do Serviço de Pronto Atendimento (SPA). O morador  Edilson Fernandes, que reside bem em frente ao prédio desativado e depredado, relembra que a esposa e as filhas e as mulheres e filhas dos seus inúmeros vizinhos tinham atendimento digno quando a Prefeitura mantinha aquela  Casa de Saúde da Mulher ativada, mas agora ele olha para o prédio em ruínas e sofre juntamente com a família. A moradora, Eronildes Torquato, lembra que fez até preventivo, sem precisar sair de madrugada, correndo perigo e pisando em lama das ruas esburacadas, para conseguir ficha e atendimento em outros bairros da Zona Leste. 

O mato também toma conta das ruas (Foto - Almir Cardoso)
FALTA DÁGUA AUMENTA SOFRIMENTO DE TODOS

Para quem pensa que o sofrimento dos moradores do Jorge Teixeira 4 para por aí está muito enganado, dizem Francisco Eli e Carles Waldemar, esclarecendo ainda que as duas bombas d’água que atendiam as necessidades domésticas e de higiene dos moradores, estão queimadas e sem qualquer previsão de serem consertadas. Uma essas bombas está localizada entre as ruas Amazonas e Rua Zero, ruas estas, que por sinal, são um retrato que representa a buraqueira e o lamaçal que tomou conta de toda a comunidade. Como se não bastassem tantas crateras nas ruas prejudicando e dificultando o trânsito de pedestres e veículos, não é difícil de se ver bueiros sem tampa e espalhando cheiro horrível por todo o bairro, em alguns casos tem até casas rachando por conta dessas ruínas provocada pela falta de infraestrutura.

ELEIÇÃO SE APROXIMA E A LUTA CONTINUA

Carles e Eli querem dias melhores para o bairro (Foto - Almir Cardoso)
 
Por todo o que veem acontecer e sofrem juntamente com toda a comunidade porque também são moradores com suas famílias, além de serem cidadãos de bem e que trabalham e pagam seus impostos, por isso merecem viver numa comunidade que proporcione a todos as condições ideais, os moradores Francisco Eli e Carles Waldemar, são candidatos a presidente e vice (respectivamente), na Chapa 1 para a escolha da nova diretoria da Associação de Moradores, na eleição que vai acontecer brevemente no Jorge Teixeira 4.  Os candidatos esperam contar com o apoio da comunidade, porque se sentem capazes e com conhecimento de causa suficiente, para trabalhar muito pela recuperação do bairro, mesmo sabendo que para isso terão que ir até as autoridades do Estado e do Município, no que se propõem de fazê-lo, sempre que for preciso reivindicar as melhorias que adultos e crianças, homens e mulheres da quarta etapa do Jorge Teixeira merecem ter.

2 comentários:

  1. pelo amor de deus não aguento mais a falta de água na rua sete, jorge texeira 4º etapa.
    alguem por favor faça alguma coisa.

    ResponderExcluir
  2. EU SINCERAMENTE GOSTARIA QUE ESSE MEU COMENTÁRIO AQUI CHEGASSE AOS POLÍTICOS QUE LÁ NA PREFEITURA ESTÃO...ESSE ÁREA ONDE ESTÁ A QUADRA É O ÚNICO LOCAL QUE PELO MENOS ATÉ UNS ANOS ATRÁS FARÍAMOS ATIVIDADES FÍSICAS E PRINCIPALMENTE O FUTEBOL QUEM GANHAVAMUITO COM ISSO ERAM OS MORADORES QUE AINDA RESIDEM AO REDOR DA ÁREA ONDE ERA O CAMPO, POR EXEMPLO SEXTA, SÁBADO E DOMINGO ERA DE MUITO MOVIMENTO LEMBRO QUE CADA UM TINHA SUA TABERNINHA,FAZÍAMOS TORNEIOS, CAMPEONATOS ETC, HOJE É SÓ MATO E LIXO

    INCLUSIVE A QUADRA NÃO DÁ CONTA COMO O NOSSO CAMPO DAVA...HOJE EM DIA ESTÁ EM DECADÊNCIA E NÃO OFERECE MAIS O CONFORTO DE ANTES, FALTA DE ILUMINAÇÃO, OS BANHEIROS NÃO FUNCIONAM MAIS E AS GRADES SOLTAS E INFERRUJADAS, ATÉ TEM VIGILANTE MAIS AÍ ELE VIGIA O QUE ALI?

    NÃO SERIA MAIS VIÁVEL QUE O SESC FIZESSE O CAMPO AO INVÉS DA QUADRA? SEI QUE O CUSTO NÃO SERIA TANTO ATÉ SAIRIA MUITO MAIS BARATO E AO INVÉS DE IRMOS PARA A BOLA DO PRODUTO, PONTA NEGRA OU OUTRO LUGAR, PODERÍAMOS ALI MESMO PRATICAR NOSSO ESPORTE

    E O MAIS INTRIGANTE E QUE A PREFEITURA NA ÉPOCA DO ANTIGO PREFEITO SERAFIM CORREIA MANDOU REFORMAR DOIS CAMPOS DE FUTEBOL AQUI PRÓXIMO O DA RUA SÃO LUIZ PRÓXIMO A ESCOLA VASCO VASQUES E O DA RUA DR.NILO NA COMUNIDADE MONTE SIÃO 1 AMBOS NO BAIRRO JORGE TEIXEIRA 4 ETAPA; E ENQUANTO QUE O DA 15 DE AGOSTO NEM SE QUER VIERAM AQUI OLHAR NOS MORADORES FICAMOS EXTREMAMENTE TRISTES COM ISSO, ESSA ÁREA ONDE FICAVA O NOSSO CAMPO NA RUA 15 DE AGOSTO ESTÁ HÁ 15 ASSIM SEM NENHUM TIPO DE ESTRUTURA ADEQUADA

    FALO AQUI EM NOME DE TODOS OS MEUS AMIGOS MORADORES DA RUA 15 DE AGOSTO E ADJACENTES "QUEREMOS NOSSO CAMPO DE VOLTA" PORFAVOR

    UM LUGAR MAIS DIGNO

    ResponderExcluir