quinta-feira, 8 de novembro de 2012

PESCADORES SE REUNEM PARA DISCUTIR NOVAS DIRETRIZES PARA O SETOR PESQUEIRO

A Federação dos Pescadores do Estado do Amazonas-FEPESCA, realiza nesta quinta e sexta-feira (08 e 09 de Novembro), às 10h, no Mezanino do Hotel Taj Mahal – Avenida Getúlio Vargas, 215 – Centro, Assembleia com Pescadores. A reunião terá a presença de presidentes de colônias e representantes de pescadores de todos os municípios do Amazonas contando também com autoridades Municipais, Estaduais e Federais.


O encontro servirá para os trabalhadores promoverem um alinhamento de percepções e ações, convergindo para uma atuação conjunta, colaborativa e progressista para o setor pesqueiro.

PLANO SAFRA DE PESCA E AQUICULTURA

Dentre os temas a serem discutidos, está o Plano Safra da Pesca e Aquicultura, que será lançado no Amazonas pelo Presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores – CNPA, Abraão Lincoln. O Plano destina 4,1 Bilhões para a expansão da aquicultura, a modernização da pesca e o fortalecimento da indústria e do comércio pesqueiro, que será um divisor de águas para que o Brasil se torne um grande produtor de pescado, de forma atender à demanda interna e ampliar a exportação.

SEGURO DEFESO

Outro tema que entrará em pauta será o período do defeso, que começou no mês de outubro e com término previsto para o mês de março do próximo ano, quando peixes como mapará, pirapitinga, pacu e aruanã, entre outros, se reproduzem nos rios e lagos da região. Em assembleia, os Pescadores discutirão o cadastramento dos trabalhadores para receberem o seguro defeso, que este ano cerca de 60 mil pescadores serão beneficiados. O Seguro-Desemprego do pescador Artesanal, também conhecido como Seguro Defeso terá uma economia local de aproximadamente R$ 150 milhões. Os pescadores que serão beneficiados, poderão retirar seus benefícios em qualquer agência da Caixa Econômica e seus terminais, sendo pago em quatro parcelas mensais de um salário mínimo, cerca de R$622,00.

A reunião será coordenada pelo presidente da Fepesca, Walzenir Falcão e pelo Presidente da Confederação Nacional da Pesca e Aquicultura – CNPA, Abraão Lincoln.

REUNIÃO COM O PRESIDENTE DA CNPA

A reunião acontecerá às 11h do dia 09 de novembro, no Mezanino do Hotel Taj Mahal – (Avenida Getúlio Vargas, 215 - Centro) com a presença de aproximadamente 70 pescadores, entre técnicos e representantes da AFEAM, IBAMA, SDS, SEPROR, SETRAB, IPAAM, PMAM, SEMPAB, MTE, ALEAM, CAIXA ECONOMICA e CNPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário