quinta-feira, 21 de março de 2013

Manifestação dos acadêmicos da UEA exigiu exoneração do reitor

Faixas e Cartazes exigindo eleição direta para reitor

Fotos - Almir Cardoso

Enquanto centenas de estudantes da rede pública de ensino médio e fundamental invadiam terminais de ônibus das Zonas Norte e Leste, nesta quinta-feira (21), para protestar contra o aumento da passagem de ônibus, no mesmo horário, uma multidão, formada por acadêmicos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizaram uma grande manifestação na frente da Sede do Palácio do Governo, na avenida Brasil, para exigir a exoneração do atual reitor, José Aldemir de Oliveira.
Com gritos e faixas pedindo “Diretas Já para Eleição do Reitor” e “Por uma EUA democrática”, os acadêmicos reclamavam inclusive que o atual reitor sempre impõe decisões particulares sem em nenhum momento reunir com representantes dos grêmios acadêmicos para pedir opiniões e discutir o que é melhor para o bom andamento das atividades estudantis na Universidade do Estado do Amazonas.
Acadêmicos da UEA ocuparam a frente da sede do Governo
SAÍDA DO REITOR FOI REIVINDICADA

“Ele só se preocupa com a Cidade Universitária que vai ser construída no município de Iranduba, esquecendo que nas unidadeds da UEA aqui na capital do Estado, muitos cursos estão em andamento para formação de novos doutores e que também precisam de sua máxima atenção”, dizia um dos manifestantes no microfone do carro de som estacionado bem na frente da Sede do Governo.
A manifestação provocou engarrafamento quilométrico na avenida Brasil, sendo necessária a presença de uma equipe de marrozinhos do Manaustrans no local, os quais tiveram inclusive que interditar o retorno da avenida Avenida Brasil no sentido Compensa/Estrada da Ponta Negra, para evitar mais transtornos ainda no movimentado trânsito naquele local. A Polícia Militar também foi acionada e trabalhou para manter a ordem e a segurança no local, já que os acadêmicos relatavam sempre que a manifestação era pacífica e não baderneira.
Carro de som na entrada da Sede para exigir saída do reitor

Avenida foi interditada pelos manifestantes por alguns instantes

ANUNCIADA A EXONERAÇÃO DO REITOR

Por volta de 11 horas os líderes da manifestação chegaram a anunciar para todos os presentes, de cima do carro som, que assessores do governador Omar Aziz, tinham acabado de comunicar que a principal reivindicação deles tinha acabado de ser atendida, ou seja, o reitor da UEA, José Aldemir de Oliveira, tinha acabado de ser exonerado do cargo. A informação provocou gritos e aplausos em tom de vitória dos manifestantes, que assim mesmo, ainda gritavam que querem votar e escolher o novo reitor da UEA, por isso queriam ser recebidos pelo próprio governador do Estado.

MANIFESTAÇÃO NOS TERMINAIS
Terminais de ônibus também foram ocupados por estudantes
Foram mais de três horas de manifestações

A frente da sede do Governo foi sitiada pelos acadêmicos

Nos terminais de integração a invasão pelos estudantes das Escolas municipais e estaduais das Zonas Norte e Leste, também pegou as autoridades de surpresa e chegou a paralisar a ida e vinda de ônibus e passageiros, por um bom período da manhã. A Polícia e agentes de do Manaustrans também foram acionados e conseguiram por fim ao transtorno que a manifestação dos estudantes provocava em protesto pelo aumento da passagem de ônibus que vem sendo anunciada e que deve ir para o valor de R$ 3,50,00 antes do mês de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário