sexta-feira, 4 de outubro de 2013

MORADORES DO BAIRRO PARQUE SÃO PEDRO RECEBEM ATENDIMENTOS JURÍDICOS GRATUITOS


O ônibus itinerante da Defensoria Pública do Estado (DPE) disponibilizou  até ontem (sexta-feira 4 de outubro), serviços gratuitos na área jurídica para moradores do bairro Parque São Pedro e de mais dez comunidades adjacentes da zona norte de Manaus. Entre os atendimentos oferecidos, estão serviços de reconhecimento de união estável, guarda de menores, direito de visitas, divórcio e outros. Os atendimentos são feitos na Escola Estadual Waldocke Fricke de Lyra, das 8h às 17h.

Até o fim deste ano, serão realizados mais três edições do programa itinerante em Manaus. Entre os meses de fevereiro e setembro foram realizados 1,7 mil atendimentos em diversas zonas da capital. Conforme o defensor público, Antônio Cavalcante, o projeto cumpre a missão de conceder à comunidade acesso aos serviços de justiça.

“Já procurávamos há muito tempo o reconhecimento de união estável porque temos filhos e convivemos juntos há dez anos. E como trabalho na área da construção civil, tinha medo de acontecer alguma coisa comigo e a minha família ficar sem os direitos necessários. Mas agora estou mais tranquilo porque consegui resolver essa pendência de maneira prática e sem muita burocracia”, disse Elmo dos Santos, ao lado de sua esposa.
“Esse projeto busca oferecer atendimentos nos bairros carentes de Manaus com esses serviços jurídicos para que as pessoas tenham a oportunidade de resolver seus problemas e questões judiciais com mais praticidade. E é fundamental esse trabalho porque levamos cidadania através de orientações nessa área para muitas famílias”, comentou.

O projeto conta com o apoio da presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, que ressalta a importância dos serviços junto à população. “O acesso à justiça é essencial para garantir todos os outros direitos que são fundamentais para os cidadãos. E esse trabalho da Defensoria Itinerante é importante porque orienta a população sobre seus direitos proporcionando meios eficientes de garanti-los”, disse.


Direito garantido – O pedreiro Elmo dos Santos, 34, e a dona de casa Graciane Ferreira, 35, convivem há dez anos junto e precisavam do reconhecimento da união para garantir os direitos como casal. A dificuldade de acesso aos órgãos competentes era o fator principal da demora. Após saberem que os serviços da Defensoria Pública Itinerante estariam próximos ao bairro onde moram, o casal aproveitou a oportunidade para resolver o problema.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário