terça-feira, 15 de outubro de 2013

DESMANDO - Pescador denuncia superintendente da Pesca

Lino Santos denuncia problema e pede solução urgente
O pescador e proprietário de barco de pesca Lino Santos, 49, que também foi presidente da Federação das Associações de Pescadores do Estado do Amazonas, disse que de hoje em diante, pescadores da Calha dos rios Purus e do, Solimões não terão como transportar o seu pescado, já que são de comunidades tradicionais e não possuem barcos de pesca. Eles apenas se unem e fretam barcos de recreio para transportar o peixe no Terminal Pesqueiro de Manaus.
Hoje, por uma determinação do recém empossado Superintendente da Pesca no Amazonas, Raimundo Nonato, que está tomando decisões próprias e desobedecendo o decreto n° 5.231/ 6 de outubro de 2004, que determina a gestão do terminal compartilhada, com entidades civis organizadas, órgãos públicos municipais, estaduais e federais.
Segundo Lino Santos, o superintendente vem tomando partido de empresários que visam só interesses próprios e o poder econômico, esquecendo a real atividade da Superintendência  que é a pesca e o pescador artesanal.

PESCADORES PREJUDICADOS

Lino afirmou que as decisões que tem prejudicado os pescadores, estão sendo tomadas única e exclusivamente pelo superintendente, sem ouvir os membros do Conselho Gestor do Terminal Pesqueiro.

Pescadores se vêem obrigados a fretar motores de linha para transportar o peixe
 Pescadores que são proprietários de barcos de pesca como o próprio e pescador Lino, já vem lutando há anos junto aos gestores para legalizar as embarcações junto à Capitania dos Portos, que vem cumprindo suas atribuições, de forma adequada, mesmo devido a grande demanda, e não conseguem devido a morosidade e burocracia para a legalização.
Só se consegue o registro de embarcação de pesca, na superintendência da pesca, se tiver o título definitivo da embarcação, junto à Capitania dos Portos. Hoje, a responsabilidade do superintendente da Pesca, lido ao PT, é de quem o indicou para o cargo, no caso o deputado federal Silas Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário