terça-feira, 8 de outubro de 2013

Biblioteca infantil tem programação especial para a Semana da Criança



Dia mais do que especial para a criançada
 A Biblioteca Infantil Casa Emídio Vaz, em comemoração à Semana da Criança, preparou uma programação especial para alunos de escolas públicas e particulares de Manaus, na faixa etária de quatro a dez anos. A casa deve receber, até sexta-feira, aproximadamente 600 crianças, que participarão de atividades recreativas e culturais voltadas para o incentivo a leitura.
Alunos da Escola Estadual Bom Pastor, localizada no bairro Crespo, zona sul de Manaus, foram os primeiros a participar da programação da biblioteca, na manhã desta segunda-feira. Cerca de 20 crianças entre seis e oito anos, alunos do primeiro e segundo ano do ensino fundamental, estiveram no local e puderam assistir apresentações teatrais, além de conhecer um pouco mais sobre o sistema solar e o corpo humano.
A cada novidade ficava evidente o encantamento dos pequenos pelas histórias e informações. Ana Cláudia de Souza Braga, de 8 anos, aluna do segundo ano era uma das mais empolgadas com a apresentação de teatro. “Eu gostei de tudo o que vi até agora, não quero escolher nada, porque para mim tudo foi muito legal”.

HISTÓRIA DA CASA SERÁ APRESENTADA

Além das apresentações teatrais e científicas, os alunos puderam conhecer um pouco da história da casa, que em 2014 completa cem anos, durante a atividade de leitura, quando as crianças são estimuladas ao hábito de ler, por meio de histórias que são contadas pelos instrutores da biblioteca. As crianças ainda tiveram tempo de participar de gincanas recreativas e oficinas.
Para a professora de uma das turmas visitantes, Roseane da Mata, a ideia de levar os alunos à biblioteca é importante para a formação dos pequenos. “Acho importante essas atividades pelo fato de eles terem uma aula extracurricular, onde eles saem do cotidiano da escola. Aqui eles vão aprender, só que de uma forma lúdica, além de ser um incentivo a leitura”, frisou.

Organizadores querem crianças bem à vontade no evento
 De acordo com a diretora da biblioteca, Sônia Damasceno, o espaço desenvolve uma programação com o objetivo principal de desmistificar a imagem que muitas crianças tem desse tipo de ambiente e incentivar desde os primeiros anos a prática da leitura. “Queremos que as crianças se sintam à vontade e deixem de achar que biblioteca e leitura são atividades chatas”. Para isso, são oferecidas atividades de recreação, arte, educação, teatro de bonecos, pintura, além de brincadeiras.
Funcionamento - A Biblioteca Infantil Casa Emídio Vaz funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Doutor Almiro, nº 70, Centro. As escolas que quiserem levar grupos de alunos podem fazer o agendamento pelo telefone 3215-4622, na Central de Atividades Pedagógicas da Secretaria de Estado de Cultura (Sec).

Nenhum comentário:

Postar um comentário