segunda-feira, 16 de setembro de 2013

29º DIP - DELEGACIA NOTA DEZ DA SEMANA




Delegacia operacional
Mauazinho sai do status de “área vermelha” com redução de homicídios e roubos conforme
dados da Secretaria de Segurança 

Bairro antes considerado “área vermelha” nos indicadores de criminalidade, o Mauazinho, na zona leste de Manaus, registra redução de 70% nos índices de homicídio e de 51% nas ocorrências de roubos, de janeiro a abril deste ano, em comparação com igual período do ano passado. Os dados são da Secretaria Executiva do Ronda no Bairro, vinculada à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que atribui o resultado ao programa Ronda no Bairro, que está em operação na região dede julho do ano passado. No último dia 30 de abril, o Mauazinho recebeu o novo 29º Distrito Integrado de Polícia (DIP), reformulado e ampliado.

Delegado Jamilson Pacheco
 Nos quatro primeiros meses de 2013, foram registrados no bairro três casos de homicídios, enquanto no mesmo período de 2012 foram dez registros desse tipo de crime. Os casos de roubos reduziram de 121 para 59, no mesmo período de comparação. Entre agosto e dezembro de 2012, após a implantação do programa Ronda no Bairro, a ocorrência de crimes no Mauazinho reduziu, em média, 41%, com destaque para a diminuição do registro de roubos, que caiu 36%, e de furto (-50%), na comparação com iguais meses de 2011.
Segundo o delegado do 29º DIP, Jamilson Pacheco, o Ronda no Bairro, que tem como princípio o policiamento comunitário, apresentou bons resultados também no que diz respeito ao tráfico de drogas. “Desde a implantação, com o preenchimento dos espaços, a polícia conseguiu inibir e coibir, principalmente o tráfico de drogas no bairro e isso se deve a participação dos moradores que passaram a confiar e denunciar mais”.

LIDER COMUNITÁRIO CONFIRMA REDUÇÃO

Líder comunitário há 13 anos no bairro, Frank Barros, acredita que a integração entre a comunidade e polícia, por meio do Ronda no Bairro, tem contribuído para a diminuição dos índices de criminalidade na região. Ele defende, inclusive, que a mesma política de proximidade se estenda para outras demandas na comunidade, como nas áreas de saúde e educação.
 
Atendentes iniciam trabalhos logo no começo da manhã
A diretora da Escola Estadual Berenice Martins, Maria de Jesus Atanásio, que atende alunos do sexto ano do Ensino Fundamental até o erceiro ano do Ensino Médio, também destaca a melhoria na segurança do bairro com a implantação do programa. Segundo ela, antigamente havia professores que temiam trabalhar nas escolas do bairro pela sensação de insegurança. “Hoje isso mudou. Muita gente quer trabalhar aqui porque sabe que tem o Ronda no Bairro, que tem mostrado resultado ao dar mais tranquilidade para a população”.
Maria de Jesus também destaca que o trabalho realizado pelos policiais militares e civis tem ajudado a diminuir os casos de violência entre os jovens e adolescentes do bairro, inibindo brigas entre alunos e tornando o ambiente escolar mais saudável e receptivo.

MORADOR ANTIGO APLAUDE ATUAÇÃO DA POLÍCIA

Raimundo Rodrigues Reis, morador do bairro há 23 anos, também é outro que conviveu durante muito tempo com a insegurança e que hoje percebe a mudança. “A segurança melhorou bastante, antes tínhamos muitos casos de crimes que hoje não existem. Tanto que o número de mortes hoje praticamente não existe mais.”
Elevador para pessoas com problemas físicos
 No Mauazinho, o Ronda no Bairro tem atuado com 16 viaturas, sendo seis carros e dez motocicletas e um efetivo de aproximadamente 70 policiais em três turnos diários. Para o coronel Amadeu Soares, secretário executivo do programa, o novo sistema de policiamento trouxe para a população a confiança na atividade policial, o que contribuiu para o sucesso do modelo. “A questão da proatividade, da prevenção, essa parceria com a comunidade é o caminho. É o caminho pedagógico, é um caminho sem volta, que deixa raízes”.

CHEFE DE INVESTIGAÇÃO DIZ QUE AÇÕES VÃO CONTINUAR

O chefe de investigações do 29º DIP, policial Inácio destaca que essa redução nos índices de criminalidade tem muito a ver com a dedicação, competência e força de vontade de cada membro da equipe que ele comanda. “Nós estamos aqui dia e noite atendendo a comunidade e ouvindo as denúncias e reclamações. Essa parceria e a confiança que os moradores depositam em nosso trabalho, ajudam muito o delegado titular Jamilson Filho e a gente que cai em campo para investigar e resolver o caso, dentro do tempo e da medida do possível. Vamos continuar nos dedicando para que a segurança dos moradores do Mauazinho continue sendo a melhor possível, até porque eu também tenho meus braços direitos que são os investigadores Assis e o Maurício, que não deixam a bola cair, na hora da gente pegar os bandidos perigosos e depois do flagrante, botá-los na cadeia”, revela Inácio, com muitos e muitos anos de experiência e bons serviços prestados à Segurança Pública através da Polícia Civil do Amazonas.
Sapo foi retirado de circulação pelo 29º DIP
 Para finalizar a matéria da DELEGACIA NOTA DEZ DA SEMANA enfocando no 29º DIP no bairro do Mauazinho, também merecem destaque as atendentes da recepção, Naiandy Rodrigues, Marilúcia Barros e Márcia de Souza, que sempre atendem bem aos moradores do bairro e mostraram que são excelentes profissionais e atenciosas, quando também receberam a Assessoria de Imprensa do Sinpol-Am, nesta segunda-feira de manhã, para a produção da matéria que mostra o grandioso trabalho do 29º DIP, comandado pelo delegado Jamilson Nunes Pacheco.
O titular também recebeu o jornalista Almir Cardoso e detalhou como consegue, juntamente com sua equipe de investigadores, escrivãos e motoristas policias, manter a lei e a ordem naquela comunidade, outrora bastante violenta, mas que agora, os moradores respiram mais segurança e tranqüilidade,c om os bandidos mais perigosos atrás das grade pagando por seus crimes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário