quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Governo do Amazonas promove mutirão de cirurgia de quadril no Hospital Adriano Jorge

Dezesseis médicos estão em Manaus para mutirão de cirurgias

Uma equipe de 16 profissionais do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) está em Manaus para realizar, em conjunto com equipe de médicos da Fundação Hospital Adriano Jorge, um mutirão de cirurgias de quadril de alta complexidade. A ação, resultado de cooperação técnica entre o Governo do Amazonas e o Ministério da Saúde, por meio do programa “Suporte”, vai alcançar 23 pacientes da rede pública estadual de saúde até sábado, dia 10 de agosto.
Pacientes confiantes nos profissionais e na cura completa

Nas cirurgias, de artoplastia primária de quadril, a articulação dessa parte do corpo, desgastada por doenças, é substituída por uma prótese. Além da artroplastia primária, há também casos de pacientes que farão a substituição de prótese antiga por uma nova. Os 23 pacientes selecionados estão cadastrados no Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que não terão mais que se descolar para realizar o procedimento em outros Estados. Além de minimizar o sofrimento dos pacientes, que não precisarão mais se deslocar, o mutirão contribui para ampliar a capacitação dos profissionais de saúde do Amazonas.

PROJETO IMPORTANTE PARA O ESTADO
Muitas pessoas serão beneficiadas pelas cirurgias em Manaus
 “Esse projeto é muito importante para o nosso Estado. Ao mesmo tempo em que ele reduz o tempo de espera e evita o deslocamento de uma família inteira para longe do seu domicílio ele também deixa experiência, conhecimento e estrutura intelectual para o serviço que prestamos aqui”, avaliou o diretor de Assistência Médica do Adriano Jorge, Ítalo Cortez.
A dona de casa Márcia Pereira, 25, foi um das beneficiadas pela cirurgia de quadril. Há três anos ela sofreu uma lesão no quadril enquanto fazia faxina na casa dela em 2010. Sem dar atenção para a dor que depois foi evoluindo, Márcia adquiriu uma artrose que a impediu de se locomover com facilidade. A oportunidade de voltar a andar aquece as expectativas da jovem que sonha com uma vida normal.
“Eu passei tanto tempo sem andar direito que perdi muitas coisas boas na minha vida. Depois da cirurgia eu quero recuperar todo esse tempo perdido”, disse.
Um acidente de moto também quase tira as esperanças de uma vida saudável para o estudante Emerson Soeiro, 18, que ficou dependente de muletas para se locomover. A colocação de uma prótese no quadril devolveu a motivação para ele retomar os estudos. “Antes de sofrer o acidente de moto meu sonho era fazer faculdade de educação física, mas eu fiquei com medo de não conseguir realizar. Agora eu tenho certeza que vou conseguir”, frisou.
De acordo com o coordenador do programa “Suporte”, José Luiz Ramalho, apesar da complexidade, a cirurgia de prótese de quadril é muito segura e devolve a capacidade motora que o paciente perdeu, seja por um trauma ou nos casos de desgaste da articulação em função da idade ou doença. 

Um comentário:

  1. governo do estado acaba de marcar mais um gol na sua administração, a gente ve que pessoas que estavam sofrendo com as dores,agora dizem que vao voltar a ter a vida normal, muito bom ver pessoas sendo ajudada pelos órgão tanto estadual, como municipal..

    ResponderExcluir