quarta-feira, 24 de julho de 2013

HUMAITÁ INICIA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA RONDA NO BAIRRO

Auitoridades que presidiram o evento em Humaitá
O Governo do Amazonas avança com o processo de implantação do Ronda no Bairro no interior do Estado. Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus) deu início ao processo de preparação para receber o programa com a aula inaugural da capacitação de 52 policiais civis e militares que irão atuar no Ronda no Bairro no município.
 

A cidade na Calha do Rio Madeira é a quarta do interior a receber o curso de qualificação dos policiais que vão atuar no Ronda no Bairro. Em Iranduba, Manacapuru e Itacoatiara, na Região Metropolitana de Manaus, a Secretaria Executiva Adjunta do Ronda no Bairro já concluiu a qualificação de 212 policiais civis e militares dentro da filosofia de policiamento comunitário.


A aula inaugural do curso para o Ronda no Bairro contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Almir David, do prefeito de Humaitá, José Cidenei Lobo, do comandante do 4º Batalhão, major PM Nildoberto Luzeiro, do delegado titular de Humaitá, Teotônio Rego Pereira, e da Promotora de Justiça, Eliana Guedes.

                                     CURSO DE CAPACITAÇÃO 

Auditório lotado para instalação do Programa
O curso de capacitação tem carga horária de 152 horas e é composto por 18 disciplinas como Direitos Humanos, Ética e Cidadania, e Policiamento Comunitário, Ambiental e Fluvial. Segundo o secretário executivo adjunto do Ronda no Bairro, coronel PM Amadeu Soares, o curso é um reforço dos investimentos no policial.

“A capacitação continuada e o investimento no aparato tecnológico é uma aposta muito grande que o Governo do Amazonas faz no policial. Tendo todas as condições, poderá desempenhar suas funções com agilidade, rapidez e desempenhará um atendimento com qualidade à população”, frisou o secretário executivo.

A primeira turma de Humaitá é composta por 52 policiais, 48 militares e quatro civis. Para o policial militar, Evaldo Matos, o curso é uma renovação do trabalho. “Com esse preparo e investimento nos sentimos valorizados. Temos muito o que aprender nesse curso e acredito também que com a chegada dos equipamentos nós iremos desempenhar melhor o nosso trabalho”, disse.

                                    RESULTADOS POSITIVOS

Comandante geral da PM Almir David discursou no evento
O comandante-geral da PM afirmou que o Ronda no Bairro é um marco na reestruturação da segurança pública no interior. “O Programa Ronda no Bairro vem para melhorar a segurança pública. Em Manaus, obtivemos resultados muito positivos e expressivos. Esse é um marco importante para o Governo do Amazonas, sem dúvidas obteremos, em Humaitá, o mesmo êxito da capital”, afirmou.

Segundo o coordenador geral do Ronda no Bairro, o delegado de Polícia Civil, Luciano Tavares, a integração entre as polícias Civil e Militar já é uma realidade. “A integração é importante porque fortalece o trabalho policial e quem ganha é a sociedade, uma vez que a Polícia Militar auxilia o delegado nas denúncias e nos cumprimentos dos mandados de busca e apreensão. Sabemos da importância dessas duas instituições e o quanto precisam trabalhar em harmonia, o que já é uma realidade no Estado do Amazonas” frisou.
 
Policiais que vão atuar no município estiveram presentes
A determinação do governador Omar Aziz é que o Ronda no Bairro seja implantado em 12 municípios do interior. Os estudos de geoprocessamento para identificação das demandas de segurança pública, considerado o pontapé para a instalação do programa, já foi desenvolvido com o levantamento espacial e populacional e a divisão das áreas e demandas das cidades. O programa de reforço no policiamento e segurança comunitária será implementado nas cidades de Iranduba, Manacapuru, Coari, Tefé, Tabatinga, Itacoatiara, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá, Eirunepé, Lábrea e Boca do Acre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário