sexta-feira, 21 de junho de 2013

SSP apresenta balanço das ocorrências e destaca espírito cívico e ordeiro dos 85 mil manifestantes em Manaus

CORONEL PAULO ROBERTO VITAL
A manifestação popular em Manaus na tarde e começo da noite da quinta-feira, 20 de junho, reuniu cerca de 85 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, que percorreram, em dois grupos, da zona sul às zonas centro-oeste e oeste, pouco mais de 10 quilômetros, no trajeto do Centro à Prefeitura de Manaus, no bairro Compensa, e à Arena da Amazônia, na avenida Constantino Nery, bairro de Flores, no centro-oeste da cidade. Balanço das ações das forças de segurança divulgado na manhã desta sexta-feira, 21, pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), aponta baixo nível de ocorrências, todas resultantes da ação de pequeno grupo de vândalos infiltrado e registradas após a manifestação.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, durante a reunião na manhã desta sexta-feira, que avaliou a operação durante a manifestação popular, o resultado é considerado altamente positivo graças ao espírito ordeiro e pacífico com que a população realizou o evento e a integração dos órgãos públicos do Estado com os municipais e até federais, como é o caso da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Polícia Federal.


                                                         Ação com prudência

“Acompanhamos tudo de perto e a polícia teve uma atuação histórica, agindo com prudência e só usando a força necessária à contenção dos desordeiros, e, assim mesmo, como último recurso. Os manifestantes receberam bem a presença dos policiais e tivemos vários gestos de elogio e agradecimento”, disse o coronel Vital, citando que vários manifestantes acompanhavam os policiais e ofereciam água e refrigerante. Ainda no final da noite de quinta-feira, o secretário disse que recebeu no Ciops uma comitiva de advogados da OAB que participou da manifestação. “Eles vieram reforçar a parceria e agradecer pelo trabalho das forças policiais. Isso é que nos incentiva a continuar trabalhando mais e melhor para a segurança do cidadão”.
 
NO CENTRO A MANIFESTAÇÃO FOI PACÍFICA
A presença da banda da Polícia Militar puxando a manifestação foi outro ato que diferenciou a manifestação das demais realizadas em outras cidades. “O público caminhava e dançava ao som das músicas tocadas pela PM. Foi uma demonstração de total interação entre o povo e a polícia, afinal, também somos partes dessa população que quer sempre o melhor para todos”, disse Vital.

                                                                    Avenida Brasil 

O secretário disse que a ação dos vândalos infiltrados resultou na prisão de 11 pessoas e apreensão de 19 adolescentes na avenida Brasil. Um ônibus foi incendiado e os vidros de uma agência bancária foram depredados. Uma agência funerária no bairro de Santo Antônio, já bem distante do local de manifestação, e a unidade do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) Compensa também sofreu depredação. Um policial militar foi ferido no rosto por pedrada e cinco viaturas da Polícia Militar ficaram parcialmente avariadas.

Vital disse que a SSP agora investiga imagens das câmeras do Centro Integrado de Operações (Ciops) e fotografias para identificar baderneiros e incendiários do ônibus e de lixo em via pública. “Temos tudo registrado e queremos a participação da população pelo Disque 181 e pelo site da SSP para identificar e prender quem não estava ali para manifestar livremente sua opinião, mas para depredar o patrimônio público e alheio”, afirmou, informando que a Polícia Civil e o Departamento de Trânsito (Detran) vão fazer a perícia no ônibus incendiado.

Para o secretário, os vídeos e fotografias gerados pelas câmeras vão ser fundamentais para que o serviço de inteligência da SSP identifique os vândalos. “Não admitiremos jamais que uns poucos desordeiros tirem o brilho de uma manifestação tão bonita do povo amazonense. Mais de 80 mil pessoas se deslocando ordeiramente pelas ruas não vai ficar refém de uma meia-dúzia que tem interesses outros que não o bem da coletividade. Já estamos desde ontem tentando identificar esses elementos, podem ter certeza”, afirmou Vital.
 
NA FRENTE DA PREFEITURA ÔNIBUS FOI INCENDIADO
                                                                       Órgãos parceiros

Representantes de órgãos públicos, como Ministério Público, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal, Samu, Manaustrans, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), acompanharam a concentração, todo o deslocamento e a manifestação na Prefeitura de Manaus e Arena da Amazônia pelas câmeras do Centro de Comando e Controle instalado no Ciops. “Esse modelo de atuação conjunta já é bem empregado pela SSP e órgãos parceiros e se revela bastante importante para o sucesso da segurança de grandes eventos. Agora vamos exercitar a segurança da Copa do Mundo no festival de Parintins, contando com a imprescindível participação de todos os parceiros federais, estaduais e municipais”, afirmou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário