quinta-feira, 20 de junho de 2013

MAIS DE 50 MIL MANIFESTANTES: UMA MILTIDÃO ORDEIRA



Por – Almir Cardoso
Fotos – Almir Cardoso

 Cada um pintou o rosto nas cores e como quis e nos cartazes também expressou sua revolta contra os desmandos políticos e o clima de anarquis que se instalou em todo o país, tal as desigualdades sociais.
As principais reclamações dos manifestantes não poderia deixar de ser contra o estado precário da Saúde, Educação e Segurança Pública, além da taxa de desemprego e a miséria, segundo o que mostravam cartazes e gritos em microfones dos carros sons.
A massa humana começou a se concentrar a partir das 16 horas, uma hora antes do horário oficial.
Depois das 17 horas os manifestantes se dividiram e saíram percorrendo as ruas do centro, mas o comando do movimento de protesto, decidiu que a Prefeitura de Manaus e a Arena da Amazônia, seriam os principais alvos das novas concentrações.


CARAS PINTADAS E O GRITO DE RAÇA
Caras pintadas e cartazes na grande maioria também protestavam e pediam o fim da corrupção que afunda cada vez mais todo o sistema social e empregatício do Brasil, segundo os entrevistados.
A prisão para corruptos também foi motivo de entoação de gritos desvairados que saíam do meio da massa popular, enquanto percorriam as ruas marcadas para cumprimento do itinerário dos manifestantes.
A manifestação começou e entrou pala noite de forma pacífica e a Polícia Militar, quando já eram 20 horas desta quinta-feira, garantia que nenhuma pessoa havia sido presa e nenhuma manifestação desordeira havia sido registrada por toda a tropa.



POLICIAMENTO SEM ARMAS E PREVENTIVO
A ordem geral do comando da PM e que estava sob a coordenação dos oficiais era para que os policiais apenas acompanhassem a multidão, observando e até apoiando, ser houvesse necessidade de manter a ordem durante o trajeto planejado e combinado pelo comando central da manifestação.
Um fato inédito, mas que foi muito bem visto até mesmo pelos mais de 50 mil manifestantes, foi a decisão do comando da PM de colocar o policiamento ostensivo e preventivo nas ruas para acompanhar o movimento, sem nenhuma arma de fogo, bombas ou gases de efeito moral.


BANDA DA PM SE ALIOU E ANIMOU MANIFESTAÇÃO

Nada disso tinha nas mãos dos policiais mas somente os cassetetes, que por sua vez também não foram usados em nenhum momento, até às 20 horas. Muito pelo contrário, a PM foi aplaudida porque colocou sua Banda de Música para tocar marchinhas, o Hino Nacional e o Hino do Amazonas, o tempo todo, enquanto a multidão estava no centro da Cidade.
Algumas pessoas que observavam a manifestação das janelas de suas casas e apartamentos, até se emocionavam e diziam que realmente o “Brasil Acordou e agora esse gigante quer respeito, a volta de sua dignidade e todos os maus políticos e governantes, atrás das grades e pagando por seus crimes.

MASSA HUMANA PACÍFICA ATÉ ÀS 20 HORAS
 Todos elogiavam a forma pacífica como a multidão se conduzia, mostrando, segundo muitas opiniões, algumas delas até dos oficiais e policiais  que acompanhavam, que o Amazonas e Manaus, tem um povo ordeiro e que sabe reivindicar seus direitos sociais e morais, de maneira coordenada, séria, sem badernas e, por isso, merece que esse país, mude para melhor e dê mais igualdade em condições de vida para todos os brasileiros.
Pelo menos, até ás 20 horas o clima de pacifismo continuava no itinerário dos manifestantes que até cantavam em vários momentos, num coro uníssono e bastante forte, o Hino Nacional e logo em seguida, gritavam a frase “ORDEM E PROGRESSO”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário