quarta-feira, 22 de maio de 2013

Órgãos públicos das áreas de Segurança e Saúde discutem protocolos de atuação para a Copa do Mundo de 2014

Primeira Reunião das Câmaras Temáticas da Copa do Mundo
Representante de órgãos estaduais e municipais e do Exército discutiram, durante a primeira reunião das Câmaras Temáticas de Saúde de Segurança da Copa do Mundo de 2014, nesta quarta-feira, 22 de maio, as ações que serão executadas de forma integrada durante o Mundial. A ideia é definir estratégias de ação nos jogos que acontecerãona Arena da Amazônia, nas áreas do entorno do estádio e nos eventos conhecidos como FIFA FunFest.
Durante a reunião, cada setor apresentou o trabalho que está sendo organizado e que será executado durante o evento. De acordo com o coordenador da Unidade Gestora da Copa 2014, (UGP Copa), Miguel Capobiamgo, esse é o momento de iniciar a troca de experiências entre os órgãos, após meses de trabalho e estudos.
Até então nós estávamos planejando as ações de segurança e as ações de saúde, cada um em sua câmara temática. Esse trabalho já avançou bastante no estabelecimento dos protocolos de atuação de cada área e agora é importante que essas duas câmaras comecem a se enxergar, para começar a integrar os procedimentos nos eventos”, explicou MiguelCapobiango, ressaltando que a eficiência das ações vai depender da integração dos trabalhos.
O coordenador da UGP Copa disse, ainda, que nos últimos dois anos, as duas câmaras têm trabalhado e desenvolvido os protocolos de atuação, com base em experiências adquiridas em eventos nacionais e internacionais, o que vai garantir a qualidade do serviço que será prestado pelo Governo do Estado.

                            CORONEL DESTACA NECESSIDADE DE INTEGRAÇÃO
Bernardino Albuquerque fala ao público presente na reunião
 Coordenador da Comissão Estadual de Segurança Pública para Grandes Eventos, o tenente-coronel da Polícia Militar, Cláudio Silva, também destacou a necessidade dessa integração. Segundo ele, todos os atores envolvidos precisam estar afinados para que, caso seja necessário, o atendimento prestado esteja dentro do esperado para grandes eventos mundiais.
Nós vamos buscar soluções para atendimento de massa. Hoje estamos discutindo com o Exército, por exemplo, onde vamos instalar um hospital de campanha em caso de ter algum incidente envolvendo esses produtos químicos, biológicos, radiológicos, nucleares, ou até explosivos, como que nós vamos tratar as pessoas. É importante haver essa integração”, disse o tenente-coronel.
Segundo o major do Exército, Cleverson Magalhães, está sendo desenvolvido um planejamento especial, com o Ministério da Defesa, para a segurança de fronteiras e outros pontos, durante o evento, além de um plano especial de proteção e combate a ataques terroristas de toda espécie.
Para a execução do trabalho, foi realizado um mapeamento pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus, de todas as áreas da cidade, com a localização dos hospitais e unidades de saúde municipais, estaduais e federais para traçar um painel das unidades para o atendimento da população.
Bernardino Albuquerque, coordenador dos assuntos de Saúde da Copa do Mundo, informou que a Secretaria Estadual de Saúde tem trabalhado em três frentes de atuação tanto em Manaus, quanto nos municípios da Região Metropolitana, além de Tabatinga e Parintins, duas portas de entrada do Estado. “Estamos cuidando das atividades de prevenção e isso compreende toda a vigilância, assistência, na qual estamos preparando nossos hospitais e a comunicação em saúde”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário