quinta-feira, 1 de novembro de 2012

TEMPORAL DESTRUIU MANAUS

Depois do assustador temporal com chuvas fortíssimas e ventos que chegaram a marca dos 85 quilômetros por hora de velocidade, segundo o Departamento de Metereologia do Amazonas, a cidade de Manaus ficou como se tivesse passado um tsuname por todos os bairros na noite da última terça-feira entrando para a madrugada de ontem.


Casas tiveram suas coberturas arrancadas pelo vento, algumas delas vieram ao chão em alguns locais de moradias mais humildes, avenidas inteiras foram interditadas por árvores enormes que não aguentaram a força da chuva e da ventania e foram arrancadas do chão na raiz e caíram no asfalto.

A Destruição foi geral atingindo as zonas Norte, Leste, Sul e Oeste, em muitas situações desabrigando famílias inteiras, em outras parando as atividades em prédios públicos e privados e como foi dito, a destruição do temporal também parou o fluxo de veículos em dezenas e dezenas de artérias.

ENFIM, UMA BOA NOTÍCIA

A única boa notícia confirmada pelo Corpo de Bombeiros, Secretaria de Defesa Civil, Polícia Militar, Samu e portarias de hospitais e pronto socorros, é que algumas pessoas ficaram feridas, mas sem gravidade e finalmente, estes órgãos não registraram vítimas fatais no temporal que começou por volta das 21 horas.

A chuva forte e o vento que praticamente arrastava tudo o que estava pela frente, também provocou um demorado apagão de energia elétrica, que foi até o amanhecer do dia, seguiu por toda a manhã, à tarde e ainda entrou pela noite, em muitos locais onde postes e fios de alta tensão da rede de abastecimento de energia elétrica, foram arrancados.

Em muitos locais o apagão começou quando árvores inteiras caíram sobre os fios da rede elétrica e também foram registrados casos em que telhas, folhas de zinco e até placas foram arrancadas pelo vendo e flutuaram até caírem sobre a fiação elétrica, provocando curto circuito e a escuridão, sem prazo ou previsão para o problema ser contornado pela empresa de Energia Elétrica.







SURPRESA DESAGRADÁVEL DA NATUREZA

O fenômeno natural e devastador Sandy, que destruiu várias cidades americanas, foi lembrado e sentido na pele pelos manauaras, apesar do temporal desta terça-feira, não ter chegado nem perto do que foi a tragédia natural que matou, destruiu e dizimou muitas cidades dos Estados Unidos.

Por fim, aqui em Manaus até mesmo durante toda a quarta-feira, o trânsito ficou complicado em toda a capital com os semáforos desligados, devido o apagão e os que foram danificados pelo temporal de chuvas, trovoadas, relâmpagos e raios que caíram durante horas ininterruptas e tenebrosas, que vão ficar na lembrança da população, afinal desta vez, a natureza não escolheu local nem vítima, porque pegou toda a sociedade de surpresa e fez o seu estrago na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário