sexta-feira, 30 de novembro de 2012

SINTRACOMEC REÚNE COM EMPRESAS E EMPREITEIROS TERCEIRIZADOS PARA SOLUCIONAR AS IRREGULARIDADES

Por - Almir Cardoso

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Manaus e do Estado do Amazonas (Sintracomec-Am) já colocou em prática o seu projeto de organização e regularização dos empreiteiros terceirizados. O presidente Roberto Bernardes de Andrade revela que a diretoria vem cumprindo uma pauta de reuniões com representantes das empresas e os trabalhadores com objetivo de encontrarem uma melhor forma de adequação à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).


A primeira reunião com representantes patronais, diretores do Sintracomec e trabalhadores dos canteiros de obras onde esse trabalho avulso vem acontecendo, teve a participação da Empresa Aliança, segundo informou o presidente do Sintracomec-Am, Roberto Andrade ressalta que a reunião foi bastante proveitosa e acredita que o Sindicato, realmente deu um passo importante em defesa dos empreiteiros terceirizados, que acima de tudo também são profissionais e precisam ter suas situações regularizadas pelas empresas.

As irregularidades são muitas e no ponto de vista do presidente do Sintracomec-Am também são inaceitáveis, porque estes trabalhadores trabalham na grande maioria, sem carteira assinada, a empresa não recolhe FGTS, nem INSS, o vale transporte é descontado. O vice-presidente, Cícero Custódio (Sasá), que responde pela área de Prevenção de Acidentes de Trabalho, vem fiscalizando os canteiros de obras e já constatou até mesmo que em muitos casos, os empreiteiros terceirizados trabalham sem o Equipamento de Proteção Individual (EPI).


VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

O Sintracomec-Am resolveu agir para combater tantas irregularidades que excluem direitos garantidos por lei e que isolam desses benefícios um grande número de trabalhadores da Construção Civil, colocando inclusive, suas vidas em perigo sem o uso do EPI. Alguns empreiteiros terceirizados foram entrevistados a respeito dessa decisão do Sindicato da categoria, em defendê-los e reivindicar benefícios que garantem para todos, melhor salário e acima de tudo, segurança para cada um desses profissionais no canteiro de obra.

“Estamos chamando os representantes das empresas, os trabalhadores e sentando com eles para conversar e conscientizar a todos da necessidade de por um fim nestas irregularidades. A próxima Empresa com quem vamos sentar para tratar desse tema e buscar soluções é a PDG, assim como as demais que também serão convocadas pela direção do Sindicato”, finaliza o presidente Roberto Andrade na entrevista concedida ao Blog Central da Notícia.

  O trabalho terceirizado nos canteiros de obras apresenta diversas 
irregularidades trabalhistas e deixa a desejar também na segurança dos operários

 
Operários em cima de andaimes sem cinto e capacete 
de segurança são situações que o Sintracomec-Am fiscaliza e não 
quer mais que aconteça porque colocam em risco as vidas desses trabalhadores
 
Presidente Roberto Andrade reafirma que o Sintracomec-Am 
mantém compromisso sério com trabalhadores da Construção Civil e agora luta 
pela regularização dos empreiteiros terceirizados

Nenhum comentário:

Postar um comentário