sábado, 26 de janeiro de 2013

Governo do Amazonas realiza mutirão de cirurgias em Iranduba



O governador do Amazonas em exercício, José Melo, e o secretário de saúde, Wilson Alecrim, estiveram neste sábado (26 de janeiro) no hospital Hilda Freire para acompanhar a ação. No município, 44 pessoas foram operadas. "O Amazonas por ser grande nós temos muita dificuldade no caso da saúde porque é difícil levar médicos especialistas para o interior. Por isso criamos o programa. As unidades de saúde identificam a demanda e nós mandamos de Manaus uma equipe multidisciplinar para realizar as cirurgias", explicou Melo, anunciando a reforma do hospital Hilda Freire, um investimento de R$ 900 mil na recuperação predial e compra de equipamentos.
O Governo do Amazonas deu início pelo município de Iranduba (a 25 quilômetros da capital) ao calendário dos mutirões de cirurgia geral e consultas especializadas, que serão realizados no interior do Estado, no decorrer de todo este ano, como parte do programa “Amazonas Saúde Itinerante”. Em 2013, o interior deverá receber mais de 1, 4 mil cirurgias em diversas especialidades. Até março, a ação alcançará as cidades de Jutaí, Carauari, Manicoré e Rio Preto da Eva.

                                          PARCERIA COM MINISTÉRIO DA SAÚDE

O programa, que tem a parceria do Ministério da Saúde, já realizou 6,4 mil cirurgias eletivas (aquelas que podem ser programadas com antecedência) de baixa e média complexidades. Os procedimentos incluem cirurgias de hérnia (herniorrafia); fimose (postectomia); retirada da vesícula biliar (colecistectomia); ginecológicas, como perineoplastia e histerectomia, entre outros.
A comerciante Maria Inês da Silva, 52, foi uma das beneficiadas. Ela é do município de Eirunepé e aguardava há quatro anos por uma cirurgia na vesícula. "Para as pessoas que precisam e que não têm recursos isso é muito bom", disse.
As consultas oftalmológicas começaram por Pauini. De 19 a 26, será à vez de Lábrea e de 28 de janeiro a 1º de fevereiro, Tefé. Neste ano, serão mais de 8 mil cirurgias de catarata e 32 mil consultas oftalmologicas.
Além das cirurgias, os mutirões organizados pela Susam também preveem, em alguns municípios, a oferta de consultas médicas em várias especialidades (como neurologia, cardiologia, urologia, entre outros), que normalmente não estão disponíveis nas unidades de saúde do interior do Estado.

                                                  SAÚDE ITINERANTE

Na semana passada, também como parte do “Saúde Itinerante”, o Governo iniciou os mutirões de atendimento oftalmológico no interior. Essa ação acontece em duas frentes: a realização de cirurgias de catarata e a oferta de consultas com o oftalmologista e a confecção de óculos, nos casos prescritos pelo médico. Os mutirões de cirurgia de catarata comecaram pelo município de Boca do Acre. No período de 23 a 26 deste mês, a ação acontece em Lábrea. De 4 a 8 de fevereiro, será a vez de Manicoré e, de 18 a 22 do mesmo mês, o projeto será levado a Itacoatiara.
"As consultas estão sendo realizadas e os óculos concedidos para quem tem deficiência e vamos priorizar as crianças e adolescentes em idade escolar e os idosos, que se precisarem farão a cirurgia de catarata", frisou Alecrim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário