Manaustrans e Detran atuaram juntos no feriadão e uma das estatísticas concluídas nas operações realizadas principalmente no fim de semana, chamou atenção das autoridades de trânsito: A Lei Seca continua sendo desrespeitada e sendo motivo de 70% das infrações praticadas por motoristas que dirigem perigosamente alcoolizados, ultrapassando a velocidade máxima, invadindo sinais e matando ou mutilando pessoas.
Da última quinta-feira, dia 15, quando começou o feriadão prolongado, até este domingo dia 18 de novembro de 2012, os dois órgãos apreenderam veículos e levaram para as delegacias para serem autuados em flagrante, um total de 32 motoristas bêbados e encontrados ao volante com as mínimas condições de dirigir.
A média foi de 8 motoristas bêbados por dia, mas as autoridades ainda acrescentam que em pelo menos 25% cento do total destes flagrantes de descumprimento da Lei Seca, os infratores foram autuados depois de provocarem acidentes no trânsito, como colisões com postes de iluminação pública, capotamento e foram registrados alguns casos de atropelamentos de pessoas, sem fatalidades, mas algumas vítimas ficaram gravemente feridas ou lesionadas.
RIGOR DA LEI PARA PUNIR OS INFRATORES
O coronel Walter Cruz, diretor-presidente do Manaustrans, garante que a aplicação do rigor estabelecido nos parágrafos e cláusulas da Lei Seca, é uma constante e toda a tropa de agentes de trânsito (marronzinho) estão orientados para proceder apreensões de veículos, as carteiras nacionais de habilitação e posterior condução dos bêbados à delegacia de policia mais próxima da ocorrência ou da blitz onde o condutor foi encontrado em adiantadas condições etílicas.
O diretor presidente disse ainda que existe toda uma sinalização aplicada nas pistas de Manaus e a Lei Seca, instituída e regulamentada há muitos anos, é do conhecimento da classe motorizada em todo o país e no Amazonas não é diferente, portanto, quem está cometendo a infração de beber e sair dirigindo perigosamente, para si e para outras pessoas, tem de arcar com as consequências se for pego nas operações. O coronel lamenta que tantas campanhas de orientação tanto do Manaustrans e do Detran, não sejam levadas a sério por muitos motoristas que acabam promovendo tragédias e mortes.
Coronel Walter Crz diz que infratores continuarão
sendo punidos com todos os rigores da lei
PRONTO SOCORROS LOTADOS DE VÍTIMAS
Outro levantamento estatístico que não é nada agradável aos olhos das autoridades do trânsito local, se refere a atendimento de vítimas de acidentes de trânsito nos principais hospitais e prontos socorros de Manaus. Mês a mês, constata-se que a média é de 40% por cento das pessoas que dão entrada lesionadas e até vêm a óbito nestas unidades de saúde de urgência e emergência, são vítimas de motoristas imprudentes, principalmente quando os acidentes acontecem nos fins de semana e feriadões.
A parte mais “negra” das estatísticas confirma que 213 pessoas já perderam as vidas de forma trágica no trânsito do Amazonas,somente em 2012, que ainda nem chegou ao fim mas já apresenta números macabros de fatalidades nas pistas. Neste domingo, foi realizada na Ponta Negra, uma missa pela passagem do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, com presença de centenas de parentes e amigos de pessoas que perderam as vidas por culpa de motoristas irresponsáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário