quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

MORTES E MUTILAÇÕES O ANO INTEIRO: Motociclistas exigem mais respeito no trânsito



Por – Almir Cardoso
  
Os condutores de motocicletas  de Manaus continuam se queixando da falta de respeito dos motoristas de carros pequenos, médios e pesados, que não respeitam seus espaços no trânsito e esse tem sido o grande motivo do aumento considerável no índice de acidentes envolvendo motoqueiros, segundo eles.
“Quando o motoqueiro não morre fica com graves sequelas para o resto da vida, salvo algumas colisões em que as batidas são de pequenas proporções. Para se ter uma ideia, jpá morreram mais de 30 motociclistas este ano em Manaus, portanto é preciso, que o Departamento Estadual de Trânsito, reveja esta situação de perigo constante que nós passamos todos os dias em Manaus, e através de campanhas e fiscalização rígida, faça os motoristas de carros obedecerem as regras e que respeitem o espaço do motociclista”, afirma José Costa Bentes, 41, ex-motoboy e agora mototaxista, que já sofreu três acidentes em pouco mais de um ano.

O motoqueiro diz que escapou da morte por sorte até aqui, mas o tanto que já viu de motoqueiros feridos na pista, depois de serem atropelados em cima de suas motocicletas, ele diz que dá para fazer um livro e até um filme. Outro motociclista que pede mais respeito da classe motorizada nesse trânsito que está cada dia mais perigoso, principalmente para quem usa motocicleta como meio de transporte ou profissionalmente, é Elias Pantoja Freire, 37, que tem platina nas duas pernas, em virtude de um acidente que sofreu no começo deste ano na Avenida das Torres, onde foi atropelado por um motorista bêbado e dirigindo em alta velocidade. 
 “O capacete me salvou da morte mas fiquei com sequelas e pior de tudo, o condutor do carro foi processado mas até hoje não foi responsabilizado pelo acidente, mesmo tendo invadido o sinal fechado e me atropelado”, afirma Elias Pantoja.

MOTORISTAS TAMBÉM ACUSAM MOTOQUEIROS

Questionados sobre a acusação e queixa dos motociclistas de que condutor de carros pequenos, médios ou pesados (principalmente), não obedecem as regras de segurança do trânsito e muito menos respeitam o espaço de quem usa motocicleta como meio de transporte, alguns motoristas consultados, como no caso, Geraldo Viana Trindade, 44, taxista, chegou a concordar com os motoqueiros queixosos, mas fez uma ressalva. 
Ele disse que não são todos, mas tem uma boa parte dos motociclistas que trafegam em Manaus, que dirigem como verdadeiros loucos, em alta velocidade e cortando a frente de todo mundo. “Tem motoqueiro que dirige tão loucamente que assusta qualquer condutor de carro, quando ele passa chutado quase levando o retrovisor do veículo. Estes sim, colocam todo mundo em perigo com tanta pressa e não respeitam nem mesmo suas próprias vidas, afinal, nessa velocidade e num acidente com eles, lógico, que a possibilidade de uma fatalidade para o motoqueiro, é iminente.

Detran e Manaustrans deflagram campanhas

O diretor presidente do Detran-Am, Leonel Feitoza, e o diretor de Operações do Manaustrans, coronel Encarnação, confirmam  em entrevistas para a imprensa, que os índices de acidentes com motoqueiros são altos e preocupantes na capital do Estado, como acontece em todas as grandes cidades do país. Mas eles também reafirmam que é preciso a consciência de todos, para que esse quadro de violência, de mortes e mutilações, sejam revertidos. Campanhas de conscientização são deflagradas no ano inteiro, sejam em cursos nas sedes dos dois órgãos, oferecidos parqa a classe motorizada, ou com panfletagem acirrada nos semáforos e nas principais vias trafegáveis de Manaus.
 “Resta aos condutores de motocicletas e de veículos principalmente, colocarem em suas mentes, que carro ou moto, é meio de transporte necessário e útil para locomoção. Quem tem um ou outro, precisa conscientizar que não trafega sozinho pelas pistas da cidade, e se todos respeitarem as regras de segurança, ninguém se machuca e todo mundo volta inteiro para casa. O Detran, por exemplo faz sua parte e até aplica as multas e notificações, para coibir os abusos nas transgressões das regras. Infelizmente, aqui e ali, o pior sempre acontece, mas por culpa e falta de respeito à vida e a lei, por parte de alguns”, afirma o diretor do Detran-Am, Leonel Feitoza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário