quinta-feira, 23 de maio de 2013

FIEAM promove Industrial do Ano na sexta-feira



Presidente da Fecomércio-Am - José Tadros
A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) promove nesta sexta-feira (24), no Clube do Trabalhador do Amazonas, o evento Industrial do Ano. O presidente da Recofarma e da Coca-Cola Brasil, Xiemar Zarazúa receberá, do presidente da FIEAM, Antonio Silva, o título de Industrial do Ano 2013.
Nascido e criado em Monterrey, México, Xiemar Zarazúa, 52, é formado em economia e pós-graduado em finanças. Está prestes a completar 30 anos na companhia, onde ingressou com 23 anos de idade.
Zarazúa está no Brasil desde 2008, no comando do Grupo Coca-Cola do país. “A experiência à frente das operações da companhia na América Latina me mostrou o quanto a herança ibérica de nossos países nos une e nos identifica. É um prazer imenso estar tão presente na Amazônia, tendo a oportunidade de participar do desenvolvimento da região que abriga a maior biodiversidade do mundo”, afirma.

Empresária Fátima Barreto Sales
A empresária Fátima Barreto Sales, 60, da Cupuama do Amazonas Indústria, Comércio e Exportação Ltda, é a Microindustrial do Ano 2013. Há 18 anos, a cearense Fátima e o marido Alcides Sales transformaram o sítio da família em uma empresa especializada na produção e venda de polpa de cupuaçu. Localizada no Careiro (102 km de Manaus), a Cupuama possui 11 funcionários diretos, mas gera mais de mil empregos indiretos, pois conta com o apoio das famílias da comunidade vizinha.
Em 2012, a Cupuama vendeu 50 toneladas de polpa de cupuaçu e a empresa ainda utiliza a semente e os resíduos da fruta para produzir cosméticos, chocolate em pó, adubo e ração animal.
Pelo 2º ano consecutivo, a Recofarma Indústria do Amazonas Ltda, do segmento de concentrados e bases de bebidas da Coca-Cola Company, receberá o diploma de Exportadora do Ano 2012. A empresa produz mais de 250 fórmulas para o Brasil e mercados de exportação. Instalada no Polo Industrial de Manaus (PIM) há 23 anos, gera emprego para 212 funcionários efetivos e 200 para terceirizados e prestadores de serviços.
Em 2012, a Recofarma exportou US$ 200 milhões para Venezuela, Colômbia, Paraguai, Equador e Trinidad/Tobago, com crescimento de aproximadamente 40% em relação ao ano anterior, com montante de 6.700 toneladas de concentrados de bebidas vendidos.

Ordem do Mérito Industrial
Comandante do CMA - Gen, Eduardo Dias
A cada dois anos, a FIEAM homenageia personalidades que contribuem com o desenvolvimento da indústria e da região, por meio da Medalha do Mérito Industrial. Os homenageados desta edição são o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços, Turismo do Amazonas (Fecomércio-Am), José Roberto Tadros e o comandante militar da Amazônia, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas.
O líder empresarial Roberto Tadros está há 27 anos no comando da Fecomércio-Am e é o primeiro vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), além de ocupar a cadeira nº 26 da Academia Amazonense de Letras, cujo patrono é Rui Barbosa.
O Sistema Fecomércio está com mais de 20 obras em andamento e com novos projetos. Em 6 de junho, vai inaugurar a 1ª faculdade SENAC do Norte do Brasil, com os cursos de Design Gráfico, Gastronomia, Projetos Gerenciais e Logística. Há projetos também no interior do estado. Em Manacapuru, a 84 km de Manaus, a instituição constrói hotel e colônia de férias destinados ao lazer do trabalhador do comércio.
        Destaque também para a construção do 2º barco-escola Sesc/Senac que oferecerá serviços odontológicos, saúde da mulher e biblioteca itinerantes.
O general Villas Bôas está em Manaus pela terceira vez em sua carreira militar, totalizando 8 anos de Amazônia. “Eu já servi no Brasil inteiro e garanto que não há nenhum local onde nós, militares, sejamos tão bem recebidos e que haja tanto entusiasmo e tanto carinho com as forças armadas”, disse, acrescentando que seu coração já é amazonense.
No comando militar da Amazônia, Eduardo enfrenta alguns desafios. “A Amazônia ainda é um grande vazio e o território brasileiro não está integrado totalmente. As forças armadas, em especial o Exército, são a única presença numa grande parte do território. Somos, para muitas populações, a única alternativa para atendimentos de necessidade básica. Por meio da nossa estrutura logística levamos energia, comunicações, transporte, educação, saúde, inclusive para as comunidades indígenas”, disse.
Outro grande desafio do exército é a proteção das faixas de fronteira. Desde 1999, o exército ganhou “poder de polícia” para combater crimes transnacionais. “Hoje a nossa principal preocupação é o combate ao narcotráfico. Infelizmente, 100% da cocaína produzida no mundo é proveniente da Colômbia, Peru e Bolívia, países que fazem fronteira com a Amazônia.  O Brasil, embora não seja produtor, é corredor de passagem e já é considerado o segundo maior consumidor de cocaína do mundo. Nosso desafio é grande, pois o tráfico está cada vez mais estruturado e organizado”, pontuou.
A solenidade do Industrial do Ano reunirá a diretoria da FIEAM, CIEAM e demais autoridades do cenário empresarial e político. O evento está em sua 49ª edição e contará com jantar animado pelo show da orquestra SESI Big Band.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário