sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Amazonas adota parcelamento do DPVAT

O Governo do Amazonas, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), aderiu ao parcelamento do pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). A partir de janeiro de 2013, os proprietários de motocicletas, triciclos, ônibus e micro-ônibus do Amazonas já poderão parcelar em até três vezes o pagamento do Dpvat. No Amazonas, mais de 206 mil motociclistas poderão usufruir do parcelamento.


De acordo com a diretora-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Mônica Melo, a possibilidade do parcelamento trará ganho tanto para os beneficiários, que hoje atrasam o recolhimento do seguro porque não dispõem do valor integral, no ato do licenciamento, quanto ao Sistema Único de Saúde (SUS), que fica com 45% do valor arrecadado com o DPVAT, e que terá um aumento no volume de recursos arrecadados.

Mônica Melo esclarece que não haverá parcelamento de débitos atrasados e também para o primeiro emplacamento. Segundo ela, neste primeiro ano de implantação do parcelamento do DPVAT, o proprietário terá de requerer o benefício no site da Seguradora Líder (http://www.seguradoralider.com.br/), entretanto, a partir de 2014, o parcelamento passará a ser feito diretamente nos Detrans.

Orientação - O Detran-AM também vai realizar uma serie de ações para informar os proprietários sobre os procedimentos para solicitar o parcelamento do pagamento do seguro obrigatório. Mônica Melo informa que o órgão enviará informações sobre o assunto nas notificações de licenciamento e fará uma campanha de divulgação por meio de cartazes e folders que serão distribuídos aos proprietários e usuários dos serviços do Detran-AM. O órgão também manter um link com o serviço em seu site.

O diretora-presidente do Detran-AM recomenda que os proprietários que optarem pelo parcelamento do DPVAT, deverão solicitar o benefício com, no mínimo, 72 horas de antecedência ao último dia útil do mês de vencimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário